Conhecendo a cultura e a História da cidade do Rio de Janeiro

Esta proposta de curso parte da constatação de que a História da cidade do Rio de Janeiro está praticamente ausente das escolas de nível fundamental e médio. Capital do Vice-Reinado (1763), do Império (1822) e da República (1889), a História de nossa cidade aparece geralmente como um apêndice da História do Brasil.

Esse abandono do estudo das dinâmicas internas do Rio de Janeiro apenas favorece o desconhecimento da História da cidade pelos seus próprios moradores. Tal situação se torna especialmente incômoda no contexto do aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, comemorado em 1º de março de 2015. Assim, esta proposta também se insere no conjunto de iniciativas que a PUC-Rio desenvolverá a partir do segundo semestre letivo de 2014, visando a contribuir com o projeto Rio 450 Anos.

Este curso pretende traçar um painel acerca da História de nossa cidade, da segunda metade do século XIX aos dias atuais, por meio de aulas expositivas, oficinas de audição de músicas e leitura de crônicas literárias e matérias jornalísticas, exibição de filmes e fotos, e trabalhos de campo. Procura também articular as dimensões política, cultural e social da História da cidade, para propiciar aos alunos do ensino médio maiores possibilidades de leitura do cotidiano do Rio de Janeiro.

Vale enfatizar que, em tais aulas, a trajetória histórica da cidade será uma via de acesso privilegiada para a reflexão sobre o que constitui o trabalho do historiador, o modo como esse profissional utiliza os diferentes tipos de fontes, listados no parágrafo anterior, para reconstruir o passado (no caso, do Rio de Janeiro). Portanto, serão reunidas informações capazes de desfazer vícios e equívocos relacionados à forma como a disciplina histórica é tratada na escola.

Início das aulas: 04 de setembro
Fim das aulas: 27 de novembro